Notícias

Dez modelos de pratos inspiradores, por Sr. Avedis Zildjian III.
09/02/2017

Com a introdução da nova série A Avedis, a Zildjian® homenageia a memória do brilhante Sr. Avedis Zildjian III, que comandou a empresa de 1929 até 1979 colocando-a em outro patamar na produção de pratos que mudaria para sempre o mundo da música. Desde 1929, quando a Zildjian® se estabeleceu nos EUA, o Sr. Avedis Zildjian III, começou a trabalhar diretamente com grandes bateristas em uma época que os avanços tecnológicos e diferentes formas de tocar surgiam a todo instante.

Já no final da década de 1940 e início de 1950, seu filho Armand - que já vinha trabalhando desde aproximadamente os 10 anos de idade - começou a selecionar pratos e procurar "artistas", mantendo o mesmo contato direto e estreitando ainda mais o relacionamento da Zildjian® com os bateristas, assim como é até os dias de hoje!

A seguir, você confere os 10 primeiros modelos que fizeram história inspirados pelo memorável Sr. Avedis Zildjian III.

1) Paper Thin

Criado em 1940 na fábrica em Quincy, MA, o Paper Thin foi desenvolvido pelo Sr. Avedis Zildjian III ao ouvir atentamente as solicitações dos principais bateristas da época. Quando o Sr. Avedis começou a fabricar pratos nos EUA, ele estava fabricando a linha K com pratos mais pesados como os que eram feitos em Istambul.  Foi Gene Krupa que pediu ao Sr. Avedis para desenvolver um prato mais fino que permitia aos bateristas mais expressão nas batidas. Esta foi a primeira patente registrada especificamente por um fabricante de pratos.

2) Crash Rides

Na década de 40 surgiu o Crash Ride, o primeiro prato destinado a exercer dupla função: podendo ser usado tanto para atacar (crashing) quanto conduzir (riding). Os pratos de peso leve-médio foram massivamente usados por bateristas em uma época que era mais conveniente usarem apenas um prato.

3) Sizzle

A Zildjian® foi o primeiro fabricante a adicionar rebites em pratos na década de 1940. Chamados de "unhas" por Sr. Armand Zildjian, os pratos rebitados foram inspirados pelos bateristas que colocavam pregos reais em seus autênticos pratos chineses para lhes dar mais sustain.

Hoje, rebites ainda podem ser adicionados a pratos de modo tradicional (em conjunto de três), ou uniformemente espaçados ao redor e próximo à borda, como neste 22" Swish Knocker.

4) Ping Ride

Na década de 1950, o Ping Ride foi o primeiro prato de condução pesado desenvolvido com sua cúpula mais proeminente, oferecendo maior alcance na articulação dos harmônicos e nas respostas aos ataques das baquetas. Aclamado como um de nossos modelos mais populares, o Ping Ride foi desenvolvido devido ao apelo de bateristas que precisavam de um prato com o som do "Ping" bem marcante, para que esse pudesse ser nitidamente distinguido em meio a massa sonora nos trabalhos com as "Big Bands".

5) Pratos Perfurados.

A Zildjian® foi a primeira empresa a criar modelos de pratos perfurados. No final dos anos 1970, introduzimos o Quick Beat HiHats 14" e 15". O Quick Beat, com os seus quatro buracos simétricos, permite que o ar escape do fundo, fazendo soar um "chick" cada vez que é tocado, permitindo padrões de atrito mais rápidos. Estes HiHats eram um pouco mais pesados do que os New Beats. O som distintivo do HiHat na canção lendária de Michael Jackson "Rock With You" do álbum Off The Wall, é o Quick Beat HiHat 15", gravado em 78-79.

O Quick Beat HiHat é outro prato patenteado pela Zildjian® Company, e a tecnologia característica desse modelo tem sido continuamente usada na inspiração e desenvolvimento de muitos outros modelos como a aclamada família EFX de pratos de efeito.

6) Unlathed / Earth Rides

O primeiro modelo de prato com acabamento mais "rústico" a ser apresentado ao mercado pela Zildjian® foi o Earth Ride, introduzido no início de 1970. Com um visual nada convencional assim como seu som, o Earth Ride produzia um som "ping" com um poder maior de projeção e volume. Este som era o que o baterista Billy Cobham procurava naquela época. Um dia o Sr. Armand Zildjian estava na fábrica e se deparou com alguns pratos inacabados, e ao tocá-los se deu conta que era exatamente o que Billy Cobham procurava.

O acabamento rústico é obtido em um dos processos de fabricação do prato, e por sua aperência semelhante a uma "superfícia planetária" daí a inspiração para o nome Earth Ride. Estes pratos tinham uma bela aparência, estilo e sonoridade. O modelo com acabamento brilhante viria mais tarde, dando um pouco mais de frequência, com um tom mais brilhante.

7) Brilliant Finish Cymbal

Você ama a aparência do Custom e Hybrids? A Zildjian® foi a primeira a criar um prato com acabamento brilhante na década de 1970. Este foi o primeiro efeito visual para pratos desenvolvidos usando um processo de polimento de alta velocidade. Esse novo tipo de acabamento também valorizou muito a beleza dos pratos, deixando a aparência dos modelos bem atrativas e valorizando-a, além de dar-lhes uma sonoidade de características bem cintilantes.

8) Zildjian K/Z

O prato K/Z foi apresentado durante o Zildjian® Day, em sua primeira edição no ano de 1986. O prato superior é o K e tem espessura e peso médio, já o inferior é o extra-pesado modelo Z Dyno Beat. A mistura da sonoridade dark do K com o brilho e super volume do Z Dyno formou um par com sonoridade tecnicamente perfeita e equilibrada. O som de pisada (chick) é definido de forma acentuada e claro. Aberto o som é encorpado e cheio, com ótimo volume.

9) Overhammering

No início dos anos 90, os modelos Dark da família K Custom foram a primeira linha a incorporar uma técnica chamada Overhammering. Conforme os estilos musicais mudavam, alguns bateristas procuravam por pratos da série K mais finos. O K Custom Dark surgiu a partir de um fino processo de prensagem, martelamento e torneamento para que finalmente fossem novamente martelados (overhammering = martelamento sobre martelamento), proporcionando maior controle nos harmônicos e na projeção sonora.

A técnica Overhammering é também utilizada no modelo K Constantinople Thin Ride, mas não deve ser confundida com as profundas marcas de martelamento que você vê na foto (acima).

10) Low Volume

Sempre em busca de inovações, em 2011 a Zildjian® lançou a série Gen16, a primeira linha que tinha como principal característica modelos de pratos híbridos (eletroacústico) e com controle de volume. Desenvolvidos para serem usados junto ao módulo eletroacústico do Gen16, e podendo ser usado em kits de bateria eletrônica ou qualquer outra situação que demande diferentes condições sonoras. Seu revolucionário sistema de microfonação por contato (trigger), possibilita ao usuário modificar o som diretamente na captação de microfone permitindo alterar entre timbres mais brilhantes, fechados, agudos, graves, com menos ou mais projeção, etc.

A tecnologia exclusiva e patenteada que originou os pratos "Buffy Bronze Cymbals" da série Gen16, veio nos inspirar a criar os pratos da nova família Zildjian® L80 Low Volume em 2015. A série L80 Low Volume foi desenvolvida a fim de atender as necessidades de bateristas e professores que necessitam praticar, ensinar e até tocar em ambientes pequenos, em apresentações que exijam um volume de som mais controlado ou mesmo para performances que demandem uma sonoridade mais intimista.

É impossível entrar em uma loja de instrumentos e não reconhecer a contribuição de Sr. Avedis Zildjian III nos padrões e na linguagem do universo da bateria e percussão, assim como conhecemos hoje. Sr. Avedis descansou eternamente em 1979, mas seu espírito inovador e visionário está mais vivo do que nunca no Zildjian® Sound Lab... Fique ligado, novidades estão sempre pintando por aqui!

Para conferir de perto toda a linha de pratos Zildjian® consulte nossa lista de revendas oficiais Zildjian® e credenciadas pela Pride Music em todo o Brasil, escolha a mais próxima de você ou de sua predileção e faça o seu test-drive!

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

02/10/2017: A Zildjian® em contagem regressiva para a Expomusic 2017!

20/09/2017: Conheça os novos Kits da Zildjian® para: Rock, Country, Gospel e Worship.

05/09/2017: Conheça a nova série Zildjian® K Custom Special Dry!

23/08/2017: Saiba quais são os Rides preferidos dos artistas Zildjian® Brasil.

09/08/2017: Série Zildjian® L80 Low Volume - testado, aprovado e "reinventado"!

+ notícias